sábado, junho 10, 2006

Descascar alho, picaralho

Uma vez, em um ano-novo, uma certa amiga minha teve um ataque maníaco, descascou uma cabeça de alho inteira, jogou em uma panela com milho cozido e botou na gelardeira. No outro dia, tudo o que estava na geladeira ficou irremediavelmente aromatizado com alho.

Hoje me propus a fazer um almocinho de sábado para o meu maridinho e fui tomada pelo mesmo espírito da Maria P... ops, da minha amiga que teve o ataque do ano-novo. Joguei porções generosas de alho fatiado no molho da massa, na carne e por pouco não foi na salada. Semi-desastre.

O que me lembra de uma certa vez em que toda a família foi jantar na Arte & Pizza e a minha cunhada resolveu pedir a pizza Queijalho. Na saída, seis pessoas aglomeradas no Vectra do meu irmão e uma névoa de alho no carro. Estava frio e não queríamos abrir as janelas. A cena ficou na minha cebeça pra sempre, porque o ar ficou realmente espesso.

O que me lembra uma vez em que a minha mãe estava viajando e meu pai pegou uma gripe horrível. Quando a minha mãe viaja, meu pai é capaz de passar dias se alimentando apenas de merengues e bergamotas. Minha tia Mabel falou que eu devia fazer um chá de alho para o pai curar a gripe. Não tive dúvidas: tasquei uma colherada daqueles temperos de alho Arisco em uma caneca de água e botei no microondas. Fiquei superfrustrada quando ele não quis tomar.

Azar, eu gosto de alho.

quinta-feira, junho 01, 2006

A gordura sai e o sabor fica!

Quem nunca ficou tentado a comprar um George Foreman grill? A minha amiga designer Renata Steffen comprou e fez essa resenha especialmente para Mulher do Lar:

"Quando cheguei em casa nesta quarta estava lá ela, a caixa do meu novo George Foreman Grill me esperando. Abri ansiosa e li direitinho as instruções, que na realidade, não tem nada demais. Não exige prática nem habilidade: é só colocar na tomada. Saquei então um filé de frango congelado do freezer, descongelei no microondas, dei aquela temperada básica com sal e pimenta e coloquei no grill. Em apenas 3 minutos eu tinha o filé pronto (e muito melhor que miojo!!). Depois ainda coloquei um pãozinho com queijo e fiz o xis frango mais rápido da história! Em 10 minutos eu preparei meu jantar e, importantíssimo, não perdi o início de Belíssima...

No intervalo, fui atacar a sujeira que ficou no grill e ainda pensei: "droga, limpar essa coisa vai ser um saco. Não sei se fiz um bom negócio". Mas bastou o tempo de um intervalo, um perfex molhado e a chapa estava limpíssima, como nova! E louça? Nãaaaao! Tinha só um prato de pão pra lavar, é a glória!

A minha única decepção foi a parte de esquentar o pão, que não esquenta muito, deixou ele apenas morninho. A solução foi colocar o pão no próprio grill. Aliás, o café da manhã do dia seguinte foi um pão na chapa delicioso..."