sábado, junho 25, 2005

A chamada frescura

Movida pela preguiça e falta de novidades, resolvi compartilhar esse release essencial para quem quer se atualizar na arte de bem receber:

Comer na colher ou em mini-panela é moda em São Paulo

Cada vez mais o sabor se sobrepõe à quantidade de comida servida por bufês e restaurantes. É o caso do Mosaic, que se inspirou na alimentação de monges budistas e serve porções da culinária japanese fusion em colheres. E do bufê Zest, que também faz sucesso com suas criações em mini-panelinhas de prata.

Inspirado na refeição dos monges Zen budistas, que se alimentavam somente de uma tigela, com ingredientes simples mas bem balanceados, o Restaurante Mosaic oferece em seu cardápio o prato “On The Spoon” - delícias da culinária japanese fusion servidas em duas colheres com ingredientes distintos. Esse par de colheres traz, por exemplo, uma porção de peixe robalo ao molho de grapefruit com azeite e flocos de ouro, ao lado de outra com tempura de camarãozinho ao molho de maionese picante e caviar.

Essa simplicidade e harmonia, adicionadas à beleza estética, são a base das criações do chef Shin Koike, que acredita que suas criações têm de caber em duas, no máximo três mordidas "para surpreender e depois deixar aquela ‘saudadezinha' do prato, caso contrário, o cliente fica entediado", diz ele, lembrando que também são usados copinhos e minixícaras, nos quais são colocados, um a um, pingados de ingredientes selecionados com bastante comedimento.

A idéia é fazer com que um resumo da cozinha se acomode dentro da concha de uma colher. As colheradas funcionam como uma espécie de entrada e servem principalmente para abrir o apetite da clientela ávida por novidades. Deste modo, a comida sai à noite toda e não pára de acontecer as criações dos artistas que trabalham na cozinha, dando uma amostra do menu.