sábado, junho 10, 2006

Descascar alho, picaralho

Uma vez, em um ano-novo, uma certa amiga minha teve um ataque maníaco, descascou uma cabeça de alho inteira, jogou em uma panela com milho cozido e botou na gelardeira. No outro dia, tudo o que estava na geladeira ficou irremediavelmente aromatizado com alho.

Hoje me propus a fazer um almocinho de sábado para o meu maridinho e fui tomada pelo mesmo espírito da Maria P... ops, da minha amiga que teve o ataque do ano-novo. Joguei porções generosas de alho fatiado no molho da massa, na carne e por pouco não foi na salada. Semi-desastre.

O que me lembra de uma certa vez em que toda a família foi jantar na Arte & Pizza e a minha cunhada resolveu pedir a pizza Queijalho. Na saída, seis pessoas aglomeradas no Vectra do meu irmão e uma névoa de alho no carro. Estava frio e não queríamos abrir as janelas. A cena ficou na minha cebeça pra sempre, porque o ar ficou realmente espesso.

O que me lembra uma vez em que a minha mãe estava viajando e meu pai pegou uma gripe horrível. Quando a minha mãe viaja, meu pai é capaz de passar dias se alimentando apenas de merengues e bergamotas. Minha tia Mabel falou que eu devia fazer um chá de alho para o pai curar a gripe. Não tive dúvidas: tasquei uma colherada daqueles temperos de alho Arisco em uma caneca de água e botei no microondas. Fiquei superfrustrada quando ele não quis tomar.

Azar, eu gosto de alho.