segunda-feira, outubro 17, 2005

Herança

A minha avó Lúcia era uma figura. Uma vez, perguntada se tinha um neto preferido entre os seis, correu na mesma hora pra abraçar meu primo mais velho, o Dado. Mas eu era a bonecrinha da vó (oquei, acho que minha prima Póia também era).

Ela fazia a melhor batata frita do mundo e nos deixava comer na frente da TV - antes do almoço. De lanche, picava laranja e enchia de açúcar. Sem falar na inesquecível polenta cortada com fio de linha.

A vó Lúcia tinha uma turma do chá, que se reunia uma vez por semana. Eram oito senhoras. Para abrigar todas, mandou fazer mais duas cadeiras no conjunto da sala de jantar, projetado para seis pessoas. Reza a lenda que ela explicava isso para todas as pessoas que a visitavam, toda santa vez.

Hoje a mesa e as oito cadeiras estão na minha casa. Meu irmão, que tinha herdado os móveis quando casou, me repassou com a condição de conservar todas as cadeiras e contar a história para todas as pessoas que me visitassem. Agora que já contei, tratem de aparecer, porque em mesa de Langer sempre cabe mais um.