segunda-feira, maio 02, 2005

Habemus faxineiram



Ambiente "Cantinho do Caboclo Feliz" da Mostra Casa & Cia. Ou a minha sala após a passagem revolucionária de Bete, ela mesma, em carne e osso. Reparem no detalhe de todos os controles remotos virados para o mesmo lado.

Ainda empolgada com a limpeza, levei um balde de água fria (com perdão do trocadilho) quando li a seção "cuidados com a casa" do encarte das Casas Bahia em uma importante revista semanal de circulação nacional (Contigo!). Abaixo, as recomendações, devidamente assinaladas conforme legenda:
* = lá em casa, é muito de vez em quando

** = nunca me ocorreu que fosse necessário

Todos os dias: limpar os banheiros* e a cozinha, retirar sacos de lixo*, arejar os quartos, passar aspirador*, tirar o pó de superfícies altas*, lavar e passar roupas.

Uma vez por semana: trocar a roupa de cama, limpar vidros, tirar o pó de TVs, aparelhos de som e computadores*, passar lustra-móveis**, limpar persianas e lustres*, aspirar estofados*, lavar lixeiras por dentro**.

A cada 15 dias: faxinar o fogão*, lavar paredes de banheiros, copa, cozinha e lavanderia*, limpar interruptores**, higienizar tapetes com produtos específicos**, limpar janelas.

Uma vez por mês: limpar máquina de lavar*, limpar o exaustor**, limpar os acessórios do aspirador de pó**, virar o colchão, fazer faxina na despensa*.